Moxico: Programa escolar presidencial permite construir 74 escolas na província

Luena - O governador do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", afirmou hoje, quarta-feira, no Luena, que o Programa Escolar de Iniciativa Presidencial permitiu a construção de 74, das 94 escolas previstas, nos últimos dois anos, absorvendo 39.825 estudantes.
 
De acordo com o governador, que falava na XI reunião da Comissão Económica e da Economia Real do Conselho de Ministro que decorreu no Luena sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, as  20 escolas restantes do aludido programa estão em fase conclusiva.
Enfatizando a evolução do sector da educação na província, o governador afirmou que actualmente conta com mais de mil e 888 salas de aula, destacando a construção de dois instituto médios, um Agrário, no município do Luena, e outro do II ciclo, no Alto Zambeze.
 
Destacou ainda a importância do programa merenda escolar que contribuo na permanência dos alunos nas escolas, contemplando 68 escolas, beneficiando 37.475 alunos, anualmente.
 
Relativamente ao ensino superior, recordou que a Escola Superior Politécnica do Moxico, afecta a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), funciona desde 2010, com oito cursos de graduação, nomeadamente enfermagem, laboratórios clínicos, ensino da matemática, física, geografia, química, ciências da computação, contabilidade e administração, formando 703 licenciados, além da construção de um condomínio de 20 residências para professores universitários.
 
“A educação é o sector que evoluiu consideravelmente, fruto dos investimentos que proporcionaram a construção de novas infraestruturas e ingresso de vários alunos nos subsistemas de ensino não-universitário”, disse.
 

Comentários