Estudantes destacam feitos do Presidente da República

Os feitos do Presidente José Eduardo dos Santos, principalmente o seu empenho na conquista da paz, reconstrução e unidade nacional foram destacados, ontem, por estudantes e membros da sociedade civil no município de Camacupa, província do Bié.
 
Numa cerimónia orientada pelo presidente o Movimento Nacional Espontâneo, Justino Fernandes, e testemunhada pelo governador provincial, Boavida Neto, estudantes encenaram peças que retrataram todo o processo de conflito armado que o país viveu e o papel do Presidente José Eduardo dos Santos na conquista da paz, em 2002.
A peça começou por retratar a posse de José Eduardo dos Santos, como Presidente de Angola, do MPLA e Comandante-em-chefe das FAPLA, em 20 de Setembro de 1979, na sequência da morte do Fundador da Nação angolana, Agostinho Neto.
 

Isaac Nolanola, um dos estudantes presentes, manifestou-se impressionado com a forma exemplar como foi retratada a peça, principalmente sobre o retrato da guerra em que o país esteve mergulhado, o que levou a compreender que José Eduardo dos Santos é um grande líder e a pessoa certa para dirigir os destinos de Angola.

O governador provincial do Bié, Boavida Neto, destacou o processo histórico do Presidente José Eduardo dos Santos, o qual considerou a figura que trouxe para o país grandes mudanças no campo político, económico e social. Boavida Neto explicou  que José Eduardo dos Santos foi o precursor de todas as acções de transformação de Angola independente, sustentando que, com o “seu olhar progressista da época, encontrou vias externas para dar solução aos problemas do país”. Entre as soluções, apontou a abertura ao pluralismo político e à economia de mercado, que projectaram o país para os avanços que hoje se assistem em vários sectores. Os nove municípios do Bié encontram-se reforçados com núcleos da organização, que têm a missão de divulgar e promover a imagem do seu patrono, José Eduardo dos Santos, nas mais diversas áreas. 
 

Comentários