Programas e projectos estão transformar realidade económica e social do Moxico

Luena - No âmbito da estratégia de aceleração do processo de diversificação da economia, vários projectos económicos e sociais estão em curso na província do Moxico, com realce para as fazendas agro-pecuárias de Sacassange e Camaiangala, centrais de tratamento e captação de água, subestações e linhas de transporte de energia, pese embora as dificuldades decorrentes da crise económica e financeira que o país vive.
 
Por esta razão, o Presidente da República e Titular do Poder Executivo, José Eduardo dos Santos, deslocou-se hoje, 22, a propósito, a esta parcela do país para orientar a 11ª Reunião Ordinária Conjunta da Comissão Económica e Para Economia Real do Conselho de Ministros, da qual saíram importantes recomendações que vão influenciar positivamente o curso da implementação dos projectos acima referidos.
 
Mais do que analisar a implementação de projectos económicos e sociais, o Presidente da República veio ao Luena transmitir o seu apreço por aquilo que o Governo do Moxico, sob liderança de João Ernesto dos Santos “Liberdade”, está a fazer bem em termos de gestão dos recursos alocados, mesmo apesar da redução de verbas e dificuldades de ordem financeira.
O Chefe de Estado, que logo pela manhã foi recebido no Aeroporto Comandante Dangereux de forma calorosa pelo povo do Moxico, em particular pelos habitantes do Luena, recebeu do governador local, através do relatório balanço, informações sobre a execução dos projectos em curso, que vão permitir aumentar a produção de produtos agrícolas, florestais, água para indústria nascente e para a população das zonas urbanas e rurais e fornecimento de energia eléctrica.
No sector eléctrico, pese embora a maré de dificuldades que se vive hoje, com restrições no fornecimento de energia, as autoridades estão a trabalhar no aumento da geração de energia, com resultados já a partir de Agosto próximo, quando entrar em funcionamento mais uma central térmica, com capacidade de 5 megawatts, que vão juntar-se aos 14 megawatts actuais.
Ainda no domínio eléctrico, Moxico, cuja capital Luena cresce todos os dias em termos demográfico e habitacional, poderá beneficiar, a partir de Abril do próximo ano, de 12 megawatts da barragem hidroelectrica de Dala Tchiumbwe, em construção no município de Dala (província da Lunda Sul).
Para que a energia de Dala Tchiumbwe possa chegar com fiabilidade ao Luena e também a Camanongue, uma linha de transporte de alta tensão, numa extensão de mais de 90 quilómetros, encontra-se em construção.
O aumento de oferta de energia vai viabilizar projectos agro-industriais engavetados e potenciará outros já em implementação, como as fazendas agro-pecuárias Camaingala e Sacassange.
Estas duas fazendas, projectos do Governo, com parceiros tecnológicos privados, estão a contribuir significativamente para o aumento da produção agrícola, com destaque para cereais, leguminosas e hortícolas.
 
Na campanha agrícola de 2015/2016, a Fazenda Camaingala produziu mais de duas mil toneladas de milho e soja e prevê-se aumentar para mais de 10 mil toneladas em 2017.
Relativamente à fazenda Sacassange, que actualmente produz sete mil ovos/dia, poderá, no médio prazo, atingir uma produção de 25 mil toneladas de hortícolas/ano.
Com estes e outros projectos que poderão surgir, a província mais extensa do país, com 223 mil quilómetros quadrados, e detentora da maior rede hidrográfica, poderá ser um dos celeiros da região leste de Angola.
 
No sector dos transportes, sobretudo ferroviário, Moxico ganhou um novo impulso com a entrada em circulação, em 2012, do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela, que tem o seu término no município fronteiriço do Luau.
Semanalmente, o comboio realiza quatros frequências, sendo duas Luena/Kuito e outras duas Luena/Luau. Esta circulação está a permitir o transporte de passageiros e mercadorias.
À semelhança do que está a ocorrer no sub-sector da energia, nas águas também estão em cursos programas e projectos, para fazer face ao crescimento populacional, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e aos desafios da criação de um parque agro-industrial forte e sustentável.
Neste momento está em curso o projecto de ligações domiciliárias no casco urbano, com mais de mil e 200 já feitas, outras três mil em curso na periferia, na localidade de Sangondo, onde neste momento está em construção a central de captação de água.
 
Quando se fala em desenvolvimento não se deve descurar a formação de recursos humanos, razão pela qual a nível do Moxico há o programa de iniciativa do Executivo que visa reforçar a oferta de estabelecimentos de ensino a nível dos bairros periféricos e dos centros urbanos da província.
O programa, que começou a ser implementado há dois anos, permitiu já construir 74 escolas no ensino primário, I e II ciclos, de 10 e 14 salas de aulas.   
A nível do ensino superior, a província conta com uma escola superior que está a ministrar os cursos de ciências de saúde, ciências da educação, engenharia informática, contabilidade e gestão e já formou mais de 800 quadrados, desde a sua institucionalização e funcionamento em 2010.
 

Comentários