Restos mortais do nacionalista Mário Correia vão a enterrar domingo no Alto das Cruzes

Luanda - Os restos mortais do nacionalista Mário Leonel António Ferreira Correia, falecido quinta-feira, em Luanda, vítima de doença, vão a enterrar neste domingo no cemitério do Alto das cruzes, na capital angolana.

Segundo programa enviado hoje à Angop pelo Ministério das Relações Exteriores, haverá, no período da manhã do mesmo dia, homenagem de deputados, membros do Governo, magistrados do Ministério Público, Ministério da Defesa, do Interior.

Recorda que Mário Leonel integrou-se na guerrilha libertadora dirigida pelo MPLA-Movimento, em Janeiro de 1961, no então Congo-Leopoldville (hoje República Democrática do Congo), onde procurara refúgio, tendo desempenhado, nele, funções de destaque, nomeadamente a de membro do seu Comité Director.

Regressado ao país, em Setembro de 1974 e com a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975, foi integrado, inicialmente, nos quadros da Presidência da República e, depois, na diplomacia, tendo sido cônsul-geral de Angola nas repúblicas Democrática do Congo e de Cabo-Verde, bem como na cidade do Cabo, na África do Sul.

Nacionalista convicto, Mário Leonel, falecido aos 80 anos, integrou-se na guerrilha libertadora dirigida pelo MPLA – Movimento, em Janeiro de 1961, no então Congo-Leopoldville (hoje República Democrática do Congo), onde procurara refúgio, tendo desempenhado, nele, funções de destaque, nomeadamente a de membro do seu Comité Director.

Comentários