Lançamento do programa Saúde da mulher constitui destaque

Angop

Luzia Inglês, secretária gareal da OMA visita o hospital do Bengo.

Caxito - O lançamento do programa do Executivo angolano "Saúde da Mulher", promovido através de clínicas móveis nas comunidades e municípios da província do Bengo, constitui o destaque do noticiário da semana neste circunscrição (Bengo).

Durante a abertura do programa, a secretária geral da Organização da Mulher Angolana, Luzia Inglês "Inga", afirmou que a iniciativa visa promover a informação, educação e comunicação sobre a saúde da mulher e da criança, contribuindo para a redução da mortalidade materno/infantil e novas infecções no país.

Luzia Inglês destacou ainda que vai promover a saúde sexual e reprodutiva para uma vida saudável, o aleitamento materno exclusivo até ao sexto mês de vida, prestar assistência médica e medicamentosa em áreas sem cobertura sanitária.

A OMA, disse, desde a sua fundação sempre se preocupou com a saúde da população e é assim que durante muitos anos prestou assistência aos seus guerrilheiros e as populações.

A satisfação manifestada pelo governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, sexta-feira, na comuna do Kicabo, município do Dande, com o desenvolvimento e crescimento da circunscrição, fruto do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e de combate à fome à pobreza, constitui outra nota de relevo da semana.
 
Falando à imprensa no final da primeira visita efectuada, o governante considerou positivo a deslocação a comuna do Kicabo, tendo apontado os projectos de energia eléctrica, água, saúde, educação e terraplanagem rodoviária como os grandes benefícios das populações.

Segundo João Miranda, as autoridades tradicionais apresentaram as preocupações do que falta as populações e elogiaram as acções desenvolvidas, apesar de alguns pedidos apresentados ao executivo para melhorar o trabalho prestado.

Outro facto marcante da semana foi o beneficiamento, em energia eléctrica, de pelo menos, quatro mil habitantes da província do Bengo, desde Maio último.

António Luís falava no final de uma visita de membros da Organização da Mulher Angolana (OMA), chefiada pela sua secretária-geral, Luzia Inglês.

Explicou que a central hidroeléctrica das Mabubas produz 25 mega watts, fornecendo parte desta a província de Luanda, e disse estar para breve a entrada em funcionamento de duas linhas de média tensão para as localidades de Caxito e Porto Kipiri.

Comentários