Antigos combatentes terão maior atenção do pelouro

Ondjiva- O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundi Paihama, informou nesta quarta-feira, em Ondjiva, que faz parte das prioridades do ministério prestar maior atenção aos antigos combatentes, idosos e outros mais necessitados, consubstanciada no aumento das pensões.


Em declarações à Angop, o dirigente informou que este aumento vai ainda abranger os antigos combatentes na condição de cegos, invalidez e os deficientes com dificuldade de locomoção.

Sublinhou que em breve vai se dar início do processo de cadastramento a nível nacional de compatriotas nestas condições, de maneira a saber quantos são e poder estabelecer o aumento conforme manda os procedimentos.

Kundi Paihama informou que o assunto já foi encaminhado ao Conselho de Ministro para análise e aprovação, bem como a sua implementação, o que virá mudar a vida de muitos antigos combatentes nestas condições mais vulneráveis em relação os outros.

“O que se pretende é dar dignidade a estes patriotas, sendo que muitos destes cegos e outros já não podem fazer muito por si, dai que devem receber uma pensão maior em relação àqueles antigos combatentes que ainda podem trabalhar”, precisou o dirigente.

Durante a estadia de dois à província Cunene, Kundi Paihama reuniu com membros do executivo local, procedeu ao encerramento da segunda fase da formação sobre empreendedorismo. Fez entrega de residências para antigos combatente no bairro da Caxila III, arredores de Ondjiva.

O titular dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria deslocou-se ainda no município de Ombadja, onde se inteirou das casas de antigos combatentes, na Vila de Xangongo.

Comentários