Lobito – O primeiro-secretário do partido MPLA no Lobito, província de Benguela, Julião de Almeida, elogiou hoje (quinta-feira) o trabalho de montagem de novos grupos geradores e recuperação de outros que nos próximos tempos deverão aumentar a capacidade de produção de energia eléctrica para a região.
O responsável comentava o anúncio, durante visitas as centrais térmicas da Quileva e da zona baixa da cidade do Lobito, da entrada em funcionamento, nos próximos dias, de dois grupos geradores, que vão elevar a produção de energia em mais 20 magawattz
A conclusão das obras e montagem da subestação da Quileva, que deverá receber e transformar 100 mil KVA, a partir do sistema eléctrico norte, também foi considerado como um valioso contributo para melhoria no fornecimento de energia a região de Benguela.
Os avanços registados, em relação a produção, são ofuscados pela deficiente rede de distribuição, considerada de obsoleta pelos responsáveis da ENE.
Francisco José Fernando, director da Empresa Nacional de Electricidade, ENE, para área de distribuição, em declarações a imprensa, manifestou-se optimista no melhoramento de fornecimento de energia, em função dos novos investimentos.
Tranquilizou os consumidores, pelas restrições registadas nos últimos dias, na distribuição, que, segundo afirmou, se devem a avarias no sistema.
Fez saber que actualmente estão a ser produzidos e distribuídos mais de 46 megawottz, capacidade que será aumentada, nos próximos dias, com os anunciados 20 megawattz suplementares.
Para além dos projectos de reabilitação e montagem das centrais térmicas da Quileva e do Biópio, está em curso a reabilitação da barragem hídrica do Lomaum, que deverá gerar 50 megawattz de energia, concluídas as obras, ainda este ano.
Fonte: ANGOP
Comentários
Enviar um comentário